Conheça a Velaterapia - A técnica que queima as pontas dos cabelos



Um procedimento diferente para tratar os cabelos vem conquistando muitas mulheres. O termo pode até ser novo, mas a técnica é bem antiga: a velaterapia consiste no tratamento das pontas duplas do cabelo utilizando apenas a chama de uma vela e uma tesoura. A velaterapia, literalmente, queima as pontas duplas, cauterizando o fio e fazendo com que o cabelo cresça mais forte e encorpado.
A técnica é antiga, mas só agora está conquistando mais adeptas, especialmente porque as mulheres que antes tinham receio estão entendendo melhor como funciona.
“Colocar a chama de uma vela em meu cabelo? Ficou louca?”, você deve estar se perguntando. Não, nada disso! Embora seja um tanto “assustadora”, visualmente falando, a velaterapia é feita passando (a uma velocidade rápida) a chama da vela acesa em mechas médias de cabelo contorcidas, “queimando” apenas as pontas duplas que ficam expostas. Após isso, basta utilizar uma tesoura para tirar as pontas que já foram queimadas, num processo que é conhecido como “bordado”.
A pessoa procura o salão e, depois de uma avaliação, é definido se há necessidade do procedimento. Normalmente é recomendado para quem está com o cabelo muito ressecado, com pontas duplas, poroso e com dificuldade para crescer.
O procedimento é feito no cabelo seco, antes de ser lavado, e dura de 30 a 40 minutos, dependendo da quantidade de fios, que são separados em mechas e torcidos para receber a chama da vela. Em seguida, é feito o chamado ‘bordado’, com a tesoura e, para finalizar, são aplicados produtos específicos para devolver a vitalidade, já que o cabelo está mais preparado para absorver melhor os nutrientes. A técnica também abre as escamas da fibra capilar, o que facilita a penetração do creme de tratamento. A cada três meses pode ser feito novamente.
O maior diferencial da velaterapia é que realmente elimina as pontas danificadas, ao contrário das hidratações tradicionais, que têm um efeito de maquiagem, resolvem o problema na hora, mas depois de lavar, vai saindo.
Apesar de parecer um procedimento simples, a velaterapia nunca deve ser feita em casa. Como a técnica é muito antiga, isso até ocorria no tempo das nossas avós e bisavós, mas eram pessoas que conheciam, sabiam como fazer e passavam esse conhecimento. O recomendável é que sempre seja procurado um profissional, para não correr o risco de realmente queimar o cabelo.
Muitas celebridades já se tornaram fãs de carteirinha da técnica, e não é pra menos: a velaterapia serve tanto para quem quer ter resultados imediatos, como para quem deseja ter cabelos mais grossos e fortes a longo prazo.

O resultado da velaterapia
É imediato: sem as pontas duplas e mais receptivo a shampoos, condicionadores e vitaminas, as clientes sentem uma enorme diferença assim que saem do salão de beleza. Além do mais, os cabelos ficam naturalmente mais brilhantes, pois a chama da vela acaba deixando-os mais encorpados.
Ainda que a chama da vela ofereça resultados imediatistas, a técnica vale também a longo prazo, principalmente para clientes que têm cabelos finos e quebradiços: é bastante comum você ver adeptas da velaterapia afirmando que seus cabelos tornaram-se mais grossos e menos quebradiços após alguns meses utilizando a técnica.

Riscos da técnica
Mesmo com tantos benefícios, a velaterapia não é para qualquer pessoa, e como utiliza fogo, existem alguns riscos envolvidos. O primeiro deles é o óbvio: se a velaterapia for feita por uma profissional que não seja da sua confiança, os resultados podem ser totalmente contrários ao esperado.
Pior: se for feita por alguém sem nenhuma experiência com cabelos, os riscos de queimaduras e acidentes aumentam, e muito! O ideal é que a velaterapia seja feita por uma profissional de sua inteira confiança, e preferencialmente com experiência na técnica.
Outra coisa: se os seus cabelos já forem grossos e tiverem poucas pontas duplas, a velaterapia não é adequada a você, e pode ser uma total perda de dinheiro. Solicite uma avaliação da sua cabelereira para que ela possa dizer, com precisão, se a técnica te trará ou não algum benefício real.

Preços
Por ter excelentes resultados imediatos e a longo prazo, o valor de uma sessão de velaterapia varia de R$ 300,00 a R$ 500,00, a depender do salão de beleza. A frequência a ser utilizada para as sessões geralmente é de 2 em 2 meses, que é o tempo que novas pontas duplas devem aparecer.

Se você acha que a velaterapia pode ser benéfica pra você e tem consciência dos riscos, bem como dispõe do investimento para as sessões, vá em frente! A chance do resultado ser excelente é muito grande.


                                                                              Beijoos

0 comentários:

Postar um comentário